Fechar
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Como criar um funil de conteúdo para empresas

O funil de vendas, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda — em alguns casos, além dela.

Em outras palavras, o funil de conteúdo é uma representação do caminho que o cliente faz até fechar a compra.

Como funciona o funil de conteúdo?

A compra não é um processo homogêneo, mas ocorre por etapas. Isso porque, durante a sua jornada, o cliente passa por vários momentos que revelam quão próximo ele realmente está de comprar.

Temos o momento em que ele ouve falar da sua solução pela primeira vez, a pesquisa que ele faz sobre o item em questão, a compra propriamente dita, a recomendação que ele dá depois de usar o produto

Qual a importância do funil de conteúdo?

Mesmo com o crescimento da metodologia Inbound, ainda hoje muitos profissionais pensam: “Eu acompanho diariamente os meus clientes, tenho uma lista de contatos com endereço dos leads e tudo, posto bastante nas redes sociais e seu o número mensal de visitantes do meu site”.

Legal, é importante fazer isso também! Mas, se você acha que assim vai conseguir aumentar seu volume de vendas, sinto dizer que está muito enganado.

Veja bem, a cada dia, as pessoas estão mais exigentes.

Elas demandam os melhores serviços e produtos possíveis, atendimento de qualidade e precisam de prestadoras de serviço que realmente se adequem às suas necessidades.

Acompanhar os clientes e monitorar o tráfego é importante, mas você precisa ir além e descobrir os reais motivos que levam os seus consumidores a optarem (ou não) pela sua empresa.

Quais os benefícios de um funil de conteúdo?

1 – Previsibilidade de resultados

Como cada etapa do funil de vendas depende do desempenho da etapa anterior, você sabe exatamente quantas pessoas precisam no ToFu para gerar X clientes ao final do processo.

Monitorando os números da sua equipe, é possível prever se os setores de marketing e vendas conseguirão cumprir a meta e qual o tempo necessário para alcançá-la.

2 – Maior produtividade

Com um funil de vendas bem estruturado, conseguimos mensurar a produtividade de vendedores e analistas de marketing. Você pode descobrir onde eles têm mais dificuldades e acompanhar os resultados obtidos por cada um.

Quando os colaboradores sabem que o trabalho está sendo acompanhado e que os dados fundamentais são identificados, a tendência é que eles se empenhem mais para apresentar melhores resultados.

3 – Otimização da gestão

O funil é trabalhado com o intuito de segmentar e padronizar o ciclo de vendas, tornando a análise de cada estágio desse processo mais objetiva e ágil.

Com isso, a equipe de gerenciamento ganha mais foco e assertividade, garantindo que os objetivos do time colaborem diretamente para o crescimento do negócio.

4 – Melhor aproveitamento de oportunidades

Com um funil de vendas implementado, você pode acompanhar o status de cada venda em tempo real. Isto é, as chances que cada negócio tem de ser efetivado.

Logo, fica mais fácil aplicar estratégias para aumentar a possibilidade de fechar o negócio.

O funil de vendas é um modelo que descreve os diferentes tipos de conteúdo que uma empresa pode criar para atrair e converter clientes potenciais.

O funil de conteúdo geralmente inclui os seguintes estágios:

1 – Atração:

Neste estágio, a empresa cria conteúdo para atrair visitantes para o seu site. O conteúdo de atração geralmente é mais genérico e abrange um amplo espectro de tópicos relacionados à indústria da empresa.

2- Conversão:

Neste estágio, a empresa cria conteúdo para converter os visitantes em leads. O conteúdo de conversão geralmente é mais específico e direcionado a um público mais segmentado.

3- Relacionamento:

Neste estágio, a empresa cria conteúdo para construir relacionamentos com os leads. O conteúdo de relacionamento geralmente é mais pessoal e ajuda a estabelecer uma conexão com os leads.

4- Venda:

Neste estágio, a empresa cria conteúdo para converter os leads em clientes. O conteúdo de venda geralmente é mais direto e focado na oferta de produtos ou serviços.

Quer saber mais sobre funil de vendas?

Comente aqui abaixo o que achou e a sua principal dúvida sobre funil de vendas que iremos ter o maior prazer em responder.

Confira outros posts

Descubra...
A...
7...

Assine nossa Newsletter